Eu já vi esse filme?
Por Cynthia Costa
"Essa semana tô trazendo pra vocês uma curiosidade sobre filmes, que eu mesma ainda não havia notado, até receber um e-mail falando sobre, com imagens que me fizeram pensar “Como eu nunca percebi isso antes?” E olha que eu assisto muitos filmes hein.
Alguém ai já notou que certos gêneros de filmes possuem umacoloração parecida? Não? Vamos a alguns exemplos então.
Filmes de terror, que aparentemente ficam mais assustadores se forem azuis:
Filmes rodados no deserto, que tendem a ser amarelados, e não só quando está do lado de fora na areia, mas também em ambientes internos.
Filmes apocalípticos, caracterizados pela ausência de cores, puxando para o cinza:
Filmes que possuem algum tipo de realidade alternativa ou psicológica tendem a ser esverdeados:
Notaram agora? Isto é chamado de Digital Color Correction (correção de cor digital). Antigamente, se você quisesse que seu filme tivesse um estilo artístico, você teria que passar por um processo chato de uso de filtros nas câmeras e na iluminação. Era difícil, caro, e limitado a certas pessoas que realmente sabiam trabalhar com aquilo.
Já atualmente, com apenas alguns cliques você pode adicionar efeitos artísticos e estilosos aos filmes. O primeiro filme a realmente usar a correção digital foi Oh Brother, Where Art Thou, dos famosos irmãos Coen, a ponto de todos os frames serem digitalmente corrigidos para ficarem com uma aparência meio antiga, em sepia.
Agora, como acontece com toda tecnologia, há os que usam de forma correta a melhorar os resultados, e aqueles que perdem o controle do que estão fazendo. Entramos agora na mania de hollywood em usar apenas dois tons: o laranja e o teal, que vem a ser um tom entre verde e azul. Parece que ultimamente eles decidiram que essas são as duas cores que eles realmente precisam. Quer saber como eles chegaram nisso?
Isso é uma color wheel (roda de cores), e você com certeza já viu uma em algum programa de edição de imagens. A ideia deles foi a seguinte, se você quer fazer uma imagem com cores atraentes e vibrantes, deve fazer constraste entre elas. Como a maioria dos filmes é sobre humanos, eles escolheram uma cor que se aproximasse mais do tom de pele das pessoas, e a partir disso escolheram a que estivesse oposta a essa, a que criasse o maior contraste. Desde então eles vem tentando tirar vantagem dessa combinação sempre que possível. Mas agora na era da correção digital, eles levaram isso longe demais, a ponto de todos os humanos ficarem com aparência de bronzeado artificial. Você vão confirmar isso com as imagens seguintes:
Agora, os filmes que mais exageraram na dose foi a série Transformers, dá só uma olhada:
Não podemos esquecer também dos pôsteres:
Enfim, vou ficando por aqui, espero que vocês tenham curtido o post. =D Até semana que vem!
Fonte: http://www.cracked.com"
Muito bom, desculpe não editar pessoalmente mas não ando tendo muito tempo.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário